sexta-feira, 17 de maio de 2013

Um estudo sobre as Elites: O que é? O que dizem os teóricos políticos? E uma reflexão com a política Ipuense.

Olá queridos leitores do Ipu-Voz Política, volto a escrever novamente  pra vocês agora firmando um compromisso com todos. Como todos sabem sou acadêmico das Ciências Sociais, curso qual tem por disciplina base a Sociologia, Antropologia e a Ciências Políticas. Estamos nós caminhando para o final do semestre, e com isso o curso exige uma carga maior de atenção e consequentemente de leitura. As quintas-feiras são minhas aulas de política e detre o semestre que estudo é de programação do curso estudarmos os conceitos de elite.  

Ficamos combinado com o professor, de agora ao termino do semestre, sempre apresentar em sala de aula, um trabalho sobre a teoria dos  teórico políticos estudados no semestre. A sala foi dividida em equipes e todas as quintas feiras uma equipe apresenta um pesamento de um autor, e diate de tal acontecimento, irei expor de forma resumida o pensamento do teórico,  diante do que eu entendi, e irei procurar fazer uma ligação do pensamento do autor, com a atual sociedade Ipuense e como já de costume e de existência desse blog, a política Ipuense. 

Antes de começar expor os pensamentos dos autores e minha reflexão com a atual sociedade Ipuense, queria deixar claro que ainda sou um acadêmico e estou em processo de formação, e todo pensamento aqui elaborado sobre o pensamento do autor será de acordo com o que for debatido em sala de aula e com a pesquisa que será feita por min, para um melhor entendimento do leitor. Deste já queira deixar claro que não é de meu interesse tentar mudar a opinião de ninguém, mais fico a disposição de qualquer leitor para o debate. 

O conceito de ELITE.


Como já disse acima a discussão e todo trabalho apresentado pelos colegas será de relação ao Elitismo. 

Segundo Thomas Bottomore, a palavra elite (do francês élitesubstantivação do antigo particípio passado eslit, de élire 'escolher, eleger', este do latim vulgar exlegere, do latim clássico eligere, 'escolher') era usada durante o século XVIII para nomear produtos de qualidade excepcional. Posteriormente, o seu emprego foi expandido para abarcar grupos sociais superiores, tais como as unidades militares de primeira linha ou os elementos mais altos da nobreza. Assim, de modo geral, o termo 'elite' designa um grupo dominante na sociedade ou um grupo localizado em uma camada hierárquica superior, em uma dada estratificação social.
Vilfredo Pareto e Gaetano Mosca foram os autores que plasmaram o pensamento de elite como uma classe social, e classe dominante em concepção com as oligarquias. 

As elites existem em todo e qualquer Estado, são comuns dentro de qualquer sociedade e seu poder aquisitivo lhe propõem em  status social de maior respeito, esse grupo de indivíduos  tem uma posição hierárquica sobre outros de uma classe menos instruída. Por conta de tal condição muitas das vezes essas pessoas acabam por ter maior facilidade de dominar o Estado, a maior instituição. 

As apresentações dos trabalhos começaram ontem(16.05) e o primeiro autor  abordado foi, foi o sociólogo Norte-Americano Charles Wright Mills, o qual escreveu o livro Elite do Poder(1956). 
A sua Obra, e o que diz o autor a respeito do Elitismo será apresentada na próxima postagem, onde irei apresentar o pensamento do mesmo e procurarei fazer uma abordagem reflexiva com a política de Ipu. 

Até Breve! 

Com dados do Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário