segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

UEVA. A universidade onde a DEMOCRACIA não funciona!


Ocorreu nesse pós feriado(Quinta e sexta feira) a portões fechados a reunião do colegiado para a  tríplice de nomes que serão indicados pelo governador para novo reitor e vice reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú. A UVA que diferentemente das outras duas universidades Estaduais do Ceará, (URCA e UECE) não realiza uma votação para reitor democrática, e de forma ditatorial faz uma escolha sem a participação direta de professores e alunos, o que causa indignação e revolta por parte dos acadêmicos daquela instituição.

Eu como estudante dessa Universidade, e acadêmico do curso de ciências sociais, queria deixar o meu repudio a essa forma autoritária de se chegar ao pode. O direito a democracia foi uma luta conquistada com muitos esforços e derramamento de sangue por todo o mundo, e deve ser respeitada e cumprida para que haja uma organização mais harmônica entre os que compartilham do aprendizado dessa instituição. 


A UVA que a muito tempo vem sendo governada como “pequenos feudos”  precisa de uma mudança imediata no seu estatuto,  o artigo 45 que visa a eleição para reitor é antidemocrática e feri os meus e seus direitos  de cidadãos que vivem em um Estado onde se constituem a democracia. A escolha a tríplice é apenas uma farsa! O suspeito novo reitor da UVA já foi escolhido pelo governador, e deverá ser aquele que representa os institutos privados da UVA e que pretende aos poucos privatizar toda instituição. 

É preciso que nos mobilizemos, para que tal absurdo seja barrado, a falta de estrutura em alguns cursos já é notória e a situação pode piorar com atitude tão ditatorial por parte das autoridades que querem privatizar nossa universidade.

“Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer”


Nenhum comentário:

Postar um comentário