sábado, 23 de novembro de 2013

Ipu FORA do cinturão digital do Ceará! Uma perda incomensurável. (Opinião)


O cinturão digital do Ceará é um projeto estratégico a criação de infra-estrutura própria de fibras ópticas, com o objetivo de prover acesso por banda larga nas principais cidades do Interior, com cobertura inicial de 82% da população. Com o projeto a população terá acesso a serviços digitais, como internet, videoconferência, TV Digital, telefonia celular etc., ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico do Estado e dos municípios. 

O Cinturão Digital do Estado integrará outros projetos do Governo. O e-Jovem, a digitalização da TVC, o incentivo ao desenvolvimento tecnológico, a automatização de postos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal, são exemplos de projetos beneficiados com Cinturão Digital. 

A iniciativa lança as bases para vários projetos de Educação a Distância, atração de novas empresas de base tecnológica, fornecimento de laboratórios e recursos computacionais para uso da população e muitos outros benéficos de valor cultural e tecnológico que proporciona aos municípios que tiveram interesse de participar, um desenvolvimentismo grandioso, que deixa as portas abertas para investimentos governistas e particulares. Além de tudo isso órgãos de cada prefeitura contarão com internet banda larga, os estudantes das escolas públicas terão acesso à web nos computadores das instituições e a população em geral terá internet wi-fi gratuita em duas das praças de cada uma das cidades.

Opinião

É extremamente lamentável que nossa cidade(Ipu) tenha ficado de fora de um investimento tecnológico como esse, percebe-se mais uma vez que vamos ficando para trás e nos conformando com mesquinharias, sobrevivendo da gloria do que já foi o Ipu um dia. Cidades como Tianguá, São Benedito, Ipueiras, Varjota, GBA, cidades próximas da gente, aderiram ao projeto e vão nos deixando na poeira, Ipu por conta de uma dualidade política fortíssima se perde em meio as vantagens e as desvantagens. 

Relembro que o vereador Adriano Melo, em uma sessão itinerante no Distrito de Várzea do Giló, onde estava presente prefeito municipal, o edil apontou o projeto pessoalmente ao líder do executivo, que parece não ter lhe dado atenção e deixado passar uma oportunidade desta. Ainda não engoli, o por que?, de não estarmos inclusos entre essas 39 cidades que foram contempladas, não quero acreditar que Ipu ficou de fora só porque este foi um projeto apontado por um vereador de oposição, pois isso seria o cumulo do cumulo da politicagem. 

Indignado ao receber a noticia que Ipu tinha ficado fora deste projeto, imediatamente publiquei a matéria no grupo Ipu- Voz Política no Facebook e questionei o blogueiro Luiz Fernando Lopes do blog NETCINA, defensor da administração, os motivos que se alega para termos ficado de fora deste projeto, veja oque ele respondeu:  


 "1º) Quem está louco aqui falando de política, eu pergunto: O Projeto é de 2011, porque cidade não foi inscrita antes?

- Onde é que estava esse tal vereador que não apontou esse projeto para o prefeito dele?

2º) Isso é um contrato e que futuramente as outras cidades poderão se inscrever.

3º) Isso beneficia mais a Prefeitura e pouco a população. As escolas já possuem internet. A única vantagem para a população seria internet em duas praças. Mas quem nos dias de hoje levará um notebook ou tablet para uma praça só correndo o risco de ser assaltado? No momento o benefício é pequeno para a população.

TEM GENTE PENSANDO QUE É INTERNET DE GRAÇA NAS CASAS. ESTÁ MUITO ENGANADO!!!"  

Imediatamente respondi e questionei novamente a justificativa do Blogueiro, não obtive mais respostas. Veja:

1°) Como sempre a defesa se dar, jogando a culpa no ex gestor(Observem a 1° justificativa do blogueiro) o que é lamentável, pois mesmo nossa cidade não sendo inscrita em 2011, não justifica ela não entrar agora, será que o atual prefeito está se espelhando no antigo? 

2°) Adriano Melo não era vereador em 2011 caro blogueiro, procure se informar! 

3°) Um contrato que pode se aderir futuramente? Por que não agora? seria para não ofender vereador que é da bancada do prefeito e possui monopólio de toda internet da cidade??

4°) "Mais barato para as cidades

Das vantagens para as prefeituras de se conectarem ao Cinturão Digital, o presidente da Etice destaca o preço cobrado pelo Estado. Comercialmente, “5 megabits por segundo de velocidade custam R$ 16 mil para as prefeituras”. Já a conexão no Cinturão “custa R$ 3 mil por 150 megabits por segundo”. 

5°) Diz o blogueiro: "A única vantagem para a população seria internet em duas praças. Mas quem nos dias de hoje levará um notebook ou tablet para uma praça só correndo o risco de ser assaltado?" Quer dizer que a prefeitura não acatou o projeto porque tem medo da população ser assaltada ? Pergunto aos meus colegas UNIVERSITÁRIOS quais não queriam está na praça de Iracema esperando o ônibus para ir a Sobral, e ficar conectado na internet olhando suas redes sociais e estudando para trabalhos da faculdade enquanto o ônibus não chega? Eu queria! 

6°) Diz o blogueiro: "No momento o benefício é pequeno para a população." O CINTURÃO DIGITAL EM NOSSA CIDADE NÃO E UM BENEFÍCIO PEQUENO PARA A POPULAÇÃO, PELO CONTRARIO. E MESMO QUE FOSSE NÃO DEIXARIA DE TRAZER MELHORIAS, QUER DIZER QUE SÓ PORQUE O BENEFICIO É POUCO O PREFEITO DEIXA DE LADO? 

INJUSTIFICADO!!!! 

Enquanto isso Tianguá, São Benedito, Ipueiras, Varjota, GBA, passam em nossas frente mais uma vez, Ipu vai se sustentando através do que já foi em um passado distante e ficando na penúria rumo ao calabouço. #TristeRealidade"


Não sei qual são as estrategias que se trabalha essa administração, mas percebo que esta  que está acontecendo não é a correta, mais uma vez lamento profundamente a perda de não estarmos inclusos no cinturão digital do Ceará, espero que exista mesmo outras chances de se entrar nesse projeto e que dessa vez nossa cidade faça parte. 

Com informações: Site do Governo do Estado do Ceará/Diario do Nordeste
Adaptação: Ipu- Voz Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário