quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

UVA continua em greve!


Aconteceu na tarde de hoje, no Núcleo de Disciplinas Complementares (NDC) uma assembleia com docentes e discentes, onde ficou acertado, que a universidade Estadual Vale do Acaraú, não dará trégua a greve que começou no inicio do mês passado, a greve que já conta com o apoio da maioria dos alunos, promete ganhar mais força a parti do próximo mês e continuará até que as reivindicações levantadas sejam atendidas.

A pauta unificada das três Universidades foi mostrada ao governador que prometeu aos ativistas um levante de dez milhões de reais a cada Universidade, destinado ao movimento estudantil. Para os docentes foi assegurado a assinatura do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos (PCCV), que é uma luta constante dos professores. Para os servidores Cid reconheceu a defasagem em seus salaios e prometeu uma equiparação, o Governador não abriu mão do novo prédio vizinho a FACEDI em Itapipoca, que estava sendo ocupado pelos alunos, que lutavam pela não Federalização da nova estrutura.

A pauta interna da UVA está marcada para ser discutida nas próximas semanas, dentre as reivindicações está à mudança do estatuto da UVA, que define a eleição direta para reitor, construção imediata do R.U, concursos para professores efetivos e muitas outras reivindicações levantada por cada campus e cursos. 

O motivo pelo qual as três Universidades Estaduais decidiram continuam em greve é que todas as promessas feitas pelo governador não foram asseguradas no papel, e temem o enfraquecimento da luta caso decidam dar uma trégua na greve. A primeira Universidade que decidiu continuar a greve foi a UECE, UVA apoiou a decisão e permaneceu fortalecendo a luta, URCA com certeza irá apoia-las. Uma nova assembleia está marcada para o próximo dia 06 de Janeiro.

A greve nas Universidades Estaduais é uma luta conjunta que promete trazer grandes realizações e bem-feitorias para essas instituições, a situação de calamidade de cada Universidade Estadual é uma realidade triste, que com certeza terá mudanças após essa greve conjunta. Esperamos que o senhor governador seja mais complacentes e atenda o mais rápido possível nossas reivindicações para que possamos retornar nossas aulas normais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário