quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O curso de Ciências Sociais, a faculdade da revelação.

Estudante das ciências sociais, minha colega Leidy Ximenes resolve mostrar para os críticos e desconhecedores do curso o papel do cientista social na sociedade e sua importância para a construção de um mundo mais igualitário e humano. Deste já parabenizo minha colega por cada palavra escrita e reafirmo aqui, mais uma vez minha paixão pelo curso, especialmente pela disciplina de ciências políticas. <3 

Então as pessoas ficam me olhando com cara de interrogação quando digo que faço Ciências Sociais,  E para alguns eu prefiro não responder, tem gente que é tão leigo sobre a sua própria existência, imagina sobre uma filosofia politico-social, não bastasse a falta de conhecimento ainda são rudes quando falo sobre o que sei. Pois bem, para você que fica achando que é pouca coisa, agora eu vou dizer o que eu sinto sendo estudante desse curso. 

Sabe quando você não entende porque o seu dinheiro não rende no fim do mês? Pois eu sei. Sabe quando você não entende porque morrem tantos jovens vitimas do tráfico de drogas? Pois eu sei. Sabe quando você não entende por que a desigualdade no Brasil nunca acaba ? Pois é .. eu sei. Então você deve dizer, 'uai mas se sabe tanto porque não muda tudo?" é bem simples, vivemos num país com pelo menos duzentos milhões de habitantes, e eu sou estudante e não um gênio da lâmpada. Ciências Sociais, não é um curso pra quem pode e sim pra quem quer, para quem consegue ficar noite e dia quebrando a cabeça entendendo Filósofos e Sociólogos, infelizmente nossa própria história faz dos pensadores inferiores dentro dessa sociedade. 

Ser um Cientista Social, Antropólogo, sociólogo ou cientista Político é deixar a sua mente se expandir, ver além de uma ideologia, é achar a raiz do problema, é observar e descrever possíveis soluções. Soluções essas que as pessoas dizem parecer loucura, de tão bitoladas que são em seus próprios medos, mas para quê loucura pior do que não entender seu próprio povo, existe erro maior do que aceitar ser tratado diferente dentro de uma democracia que prega direitos iguais á todos? Nós, formandos em Ciências Sociais, não buscamos assim como outros riqueza de capital mas sim de sabedoria, se existir revolução um dia nesse país, nós entenderemos e participaremos dela, porque nós somos a mudança que você sempre quis mas que não sabe como fazer e nem procura saber.

 Não digo que a população é burra, mas ignorante e grosseira por não aceitar distintas opiniões e ainda criticar de forma negativa aquilo que desconhece, portanto não importa qual o curso que fazemos o premissa mais importante como ser humano, deixo dito é "respeito". Seja você o que for nós sempre entenderemos .. até mesmo a ignorância de quando ouvimos " vixe, vai ser professora", como se isso não fosse nobre, como se você pudesse ser o que é sem um profissional desse, além disso não podemos ser somente professores, mas escritores, sociólogos, antropólogos e cientistas intelectuais. 

Somos seres pensantes que procuram ser além de máquinas fabricantes de dinheiro, ao invés disso fabricamos conhecimento entenderam senhores leigos? Não é revolta, não ainda apenas uma nota de "esclarecimento" .. para seres rudes desconhecedores, poderia falar muito mais, mas eles não entenderiam talvez (:

Via: Facebook/Leidy Ximenes

2 comentários: