quarta-feira, 9 de abril de 2014

Biografia: Eunício Lopes de Oliveira


Eunício Oliveira (Lavras da Mangabeira, 30 de setembro de 1952) é um político, agropecuarista e empresário brasileiro. Foi ministro das Comunicações no governo Luiz Inácio Lula da Silva, de janeiro de 2004 a julho de 2005.

Formado em Administração de Empresas e Ciências Políticas no Centro Universitário de Brasília (CEUB), proprietário de empresas, especialmente de limpeza e conservação no Distrito Federal. Casado com Mônica Paes de Andrade, filha do ex-embaixador do Brasil em Portugal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Antônio Paes de Andrade, tendo quatro filhos: Rodrigo Antônio, Manuella, Maria Eduarda e Marcela. 

Em 1998 iniciou na política elegendo-se presidente do PMDB-CE quando ainda não tinha mandato eletivo. No mesmo ano elegeu-se como o deputado federal mais votado do PMDB com 98 mil votos. Na eleição seguinte reelegeu-se com 190 mil votos. Em fevereiro de 2007 iniciou o seu terceiro mandato como deputado federal, quando foi eleito pelo Ceará, no pleito de 2006, com mais de 240 mil votos e aos 57 anos, Eunício Oliveira elegeu-se Senador Federal nas eleições 2010. 

Eunício encontra-se filiado ao mesmo partido há 40 anos, desde 1972 no antigo MDB que, extinto em 1981, originou o PMDB. 

Em 2008, Eunício foi reconduzido à Presidência Estadual do PMDB-CE, quando teve seu nome indicado por unanimidade para continuar os trabalhos frente à legenda no Estado. Ainda em 2009, foi reconduzido ao cargo de vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados. 

Eleição governamental no Ceará 

A decisão de Cid Gomes em permanecer no cargo de governador frustrou a tentativa de Eunício Oliveira de compor uma chapa ampla com PMDB, PT e PROS em torno de sua candidatura ao governo do Estado. Nesta aliança, a vaga ao Senado chegou a ser oferecida ao ex-ministro Ciro Gomes, mas para que a candidatura se efetivasse seria necessária a renúncia de Cid, o que não ocorreu, contrariando todas as expectativas. Há uma semana, próprio Cid declarou a possibilidade de renunciar para dar oportunidade legal ao irmão de se candidatar. 

Pesquisas - No momento elas apontam Eunício Oliveira com vantagem na corrida eleitoral, mas Cid Gomes ainda não definiu quem será o indicado por ele. Eunício tem uma média de 40% nas pesquisas e isso indica que temos 60% de eleitores que, teoricamente, não votam no senador. Também temos uma média de 15% que se declararam ser contra Eunício, assim temos: 40-15=25% que seria o percentual de vantagem do senador Eunício que disputará contra o candidato indicado por Cid Gomes, com o maior número de prefeituras ao seu lado e que tem o partido mais forte do Ceará, o PROS.

Via: Netcina

Nenhum comentário:

Postar um comentário