segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Vinte anos após sua construção, açude do São Bento, Ipu, vive sua pior seca.


Vinte anos após a sua primeira sangria, o açude do São Bento, de longe o maior reservatório de agua do município de Ipu com uma capacidade de 10.800.00m³, se encontra hoje com a sua maior baixa já vista desde o seu enchimento em 1995.  
O açude do São Bento foi um empreendimento visionário do ex-prefeito Zezé Carlos que teve como intuito sanar a problemática da falta d’agua vivida por moradores da localidade de São Bento e adjacências que sofriam com a seca que assolava os primeiros anos da década de 90. O açude do São Bento foi inaugurado em 25 de setembro de 1994 e transbordou pela primeira vez nos primeiros meses do bom inverno do ano seguinte (1995). 

Hoje o semblante do rosto de todos que já viram um dia açude do São Bento em seu apogeu é de tristeza, quando se percebe o baixo nível das águas e se avista o tronco da velha Oiticica que sempre esteve submersa tornar à aparecer no meio do açude. 

Com todas suas represas já secas, as águas do açude devem começar a esverdear em breve e isso preocupa as comunidades que recebem abastecimento de agua do açude. Atualmente as águas do açude do São Bento abastecem toda a comunidade de São Bento, Pai Gonçalo, Poço Cumprido e uma parte da Vaca Brava.

Contudo, mesmo com o cenário de seca e as desanimadoras previsões da FUNCEME, os moradores e trabalhadores rurais da região sertaneja de Ipu, acreditam num bom inverno e que o açude do São Bento vai encher novamente neste inverno de 2015, pois pra isso varias promessas já foram feitas e caixas de fogos serão compradas para quando o açude sangrar novamente. 

Veja as Fotos: 










Assista o vídeo: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário