segunda-feira, 24 de março de 2014

Ônibus dos universitários de Ipu: A superlotação de sexta. (Reflexão)


A lotação qual presencie sexta-feira no ônibus dos Universitários, me fez pensar no valor que tem os  acadêmicos Ipuenses, que diariamente saem de suas residências, muito deles depois de um dia árduo de trabalho, e se dirige a Sobral na busca de conhecimento, se qualificando para um mercado de trabalho exigente, que cata os melhores.

No meio daquela lotação, entre o empurra e empurra de alunos, onde não se dava mais nem para mexer o corpo, lamentei profundamente aquela situação, e indignado em meio uma mistura de raiva e abandono, procurei encontrar um responsável por aquela viajem difícil, que obrigou muitos daqueles cansados estudantes viajarem em pé, mau podendo se mexer. 

Primeiramente me bateu um sentimento de raiva a falta de apoio dada pelo governo municipal a classe universitária Ipuense, e este sentimento de ira é justificado, pois só muita falta de interesse justifica deixarem dois, dos três ônibus que transportam os alunos, baterem o motor e a prefeitura permitir que só um ônibus leve todos aqueles estudantes da noite, em um só veiculo, sabendo que na volta os universitários Ipuenses que residem em Sobral sempre retornam a sua cidade utilizando esses transportes. Nada custava a prefeitura disponibilizar um dos ônibus do município para evitar aquela lotação toda, que facilita o acontecimento de acidentes e outros tipos de desastres. 

Esta empresa licitada para transportar os Universitários Ipuenses também é merecedora de criticas, pois não é justo que ela ganhe do nosso dinheiro para nós disponibilizar ônibus de lastimáveis condições como aqueles. Meus amigos, estes ônibus que estão quebrados chegaram das manutenções a poucas semanas e já estão nós deixando no prego! Somente um, dos dois veículos licitados possuem ar-condicionado e um agora encontra-se com o motor batido e outro parecendo o carro do fumacê, vendo a hora bater o motor também e deixar todos os acadêmicos Ipuenses sem poder ir as aulas. 

Caríssimos, toda essa situação é lastimável, porém é fruto de algo que se construiu a partir da ociosidade de muitos, da desunião da classe que se define entre publico e privado, e da monotonia desses estudantes que sabem criticar e cobrar bastante, porém não participa da construção e fortalecimento da classe que vive por esperar um pelo outro, e assim nada sai do lugar. 

A associação meu Deus! Vejo como uma vitima em meio a essas polêmicas, alguns corajosos tentam! Buscam melhorias, correm atrás, mas sempre são a minoria. A falta da autonomia da associação, o apadrinhamento político, a falta de leis que legitime o poder da tal, faz com que muitos desanimem e desista da mesma. 

Marx dizia, que uma classe unida é revolucionaria, que é detentora de poderes que ela mesma desconhece, nós universitários somos uma classe desunida e enquanto isso existir, ônibus quebrarão, lotação irão acontecer e nós continuaremos apenas buscando culpados uns nos outros sem nunca obtermos melhorarias. Muito triste isso. :/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário