quarta-feira, 28 de maio de 2014

EDUCAÇÃO DE IPU NA UTI: Ipu tem um dos piores sistemas educacional do Estado e é a pior de sua região.


Na última terça-feira, dia 20 de maio, aconteceu, no Ceará, a divulgação dos resultados de 2013 do SPAECE, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica. Os resultados foram apresentados pelo governador Cid Gomes e pelo secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda. O evento, com programação de dois dias, comemorou os sete anos de implementação do Paic (Programa Alfabetização na Idade Certa), e envolveu a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, que, já em sua sexta edição, é destinado a até 150 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização e a até 150 escolas públicas de 5º ano.
Mas em meio a tanta festa o Ipu não teve nada para comemorar.

O primeiro ano da gestão do Prefeito Sergio Rufino e de sua irmã Terezinha Rufino, secretária de Educação do Município, foi alvo de sua primeira avaliação externa promovido pelo Governo do Estado do Ceará.
Apesar do prefeito professar que os educadores estão valorizados por receberem o pagamento em dia (mas não esqueçam que eles engoliram seco não ter acontecido o rateio do Fundeb nesse ano) e que escolas estão sendo recuperadas, e também que os alunos recebem fardamento e merenda de qualidade, percebe-se que em termos pedagógicos e de estratégias educacionais a educação municipal de Ipu, berço de grandes educadores, está na U.T.I e em estágio grave. 

No SPAECE-Alfa, por exemplo, o Ipu, dos 184 municípios do nosso Estado, ficamos na medíocre posição de 151º. Numa abordagem regional dentro dos municípios da Crede 5, o Ipu com proficiência média de 152,1 só tem melhor desempenho que Ibiapina (150,4). O quadro é mais desolador quando observamos a pontuação obtida pelas cidades vizinhas ao Ipu. Os comandados de Terezinha Rufino perdem para todas as cidades limítrofes. Pires Ferreira, ex-distrito de Ipu e que tem como prefeita Marfisa Aguiar, por exemplo, é destaque na região com uma média que faz transparecer que o carro da educação de lá está sobrando e dando quase uma volta de vantagem na alfabetização ipuense. 

PREFEITO DUVIDA DO SPAECE:
Em recente entrevista a FM Vox de Ipueiras, Sergio Rufino ao ser indagado pelo radialista Max Weber sobre os números preliminares das avaliações do Spaece, saiu pela tangente dizendo que os números expostos pelos técnicos da educação do Estado sobre o Ipu são duvidosos.

GESTÃO SÁVIO PONTES FOI MELHOR:
No ano de 2012, o qual o resultado foi divulgado no ano passado, o Ipu teve nessa modalidade a proficiência média de 156,4. E mesmo desconsiderando que o ano de eleição foi atípico com solavancos e trocas constantes de prefeito e de secretários, a Gestão Sergio Rufino com sua bandeira da Moralização teria a obrigação moral de pelo menos superar a média do ano anterior, pois sabe-se muito bem que é na lotação de educadores que se faz a diferença na hora de se alfabetizar as crianças. Fica agora uma dúvida no ar: Teria a Secretaria lotado os estratégicos alfabetizadores por critérios políticos e não pela competência técnica? Olhando para os resultados, pelo visto, podemos ter uma resposta. 
Veja a pontuação dos três primeiros anos da gestão Novo Tempo.
2009 - 168,7
2010 - 197,2
2011 - 188,57

ENTENDA:
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do atual governo na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).

Links - Veja Aqui o resultado de 2013 ( divulgado dia 20/05)
            Veja Aqui o resultado de 2012 (divulgado em 2013)

Fonte: Blog do KT

Nenhum comentário:

Postar um comentário