sábado, 14 de junho de 2014

Ônibus universitário de Ipu sofreu mais uma superlotação nessa ultima quarta-feira. Uma solução está sendo criada!

A situação dos universitários de Ipu está cada vez pior, nessa ultima quarta-feira vários estudantes das diversas instituições de ensino superior de Sobral, tiveram que dividir espaço em um só ônibus, super lotado, desconfortável e sem segurança que os levou de Ipu a Sobral. 

Universitários das faculdades INTA, Luciano Feijão, UVA, UFC e demais institutos no turno da noite, foram obrigados a viajarem no mesmo ônibus coletivo que hoje irregularmente faz essa rota intermunicipal, gerando assim revolta em muitos destes estudantes por conta do desconforto e do risco de acidentes que gera viagens como essas. 

Sem dar nenhuma explicação e nenhuma justificativa, a prefeitura municipal de Ipu simplesmente retirou o outro ônibus que diariamente faz a mesma rota a Sobral, deixando de forma irresponsável  só um veiculo para fazer aquela viagem cansativa em um ônibus sem segurança e desconfortável, e o pior de tudo, em uma véspera de feriado e começo de ferias onde muitos estudantes que residem em Sobral vem utilizar daquele transporte para retornar a sua cidade e suas famílias.  A lotação foi tamanha que mau se tinha onde se colocar o pé e pouco dava para se mexer. 

Vejam as imagens: 


(Percebam nas imagens a quantidade de estudantes em pé, mau podendo virar o corpo por conta da super lotação)


Uma proposta de solução:

Atualmente os universitários Ipuenses estão lutando por melhorias para a classe. Na associação o presidente Yann Marinho vem fazendo todos esforços para legitimar a associação dos universitários de Ipu (AUNI) como pessoa jurídica.  O vereador e também universitário de direito Adriano Melo, está trabalhando na elaboração da emenda na lei orgânica do município, que faz com quer o poder publico municipal se responsabilize pelo trasporte universitário disponibilizando assim, veículos de acordo com a demanda de estudantes que entra por período e propondo uma clausulá na emenda que faça com que os veículos disponibilizado pelo poder publico municipal seja somente ônibus rodoviários e não coletivos como esses que nós levam irregularmente hoje a Sobral. 

Vale lembrar que a promessa da bancada situacionista de lançar tal emenda não foi cumprida, e um só vereador não tem poder para coloca-la em votação, por isso é muito importante que quando tal projeto de emenda estiver pronto nós estejamos unidos para cobrarmos de nossos vereadores a colocação desse projeto de emenda em votação e os votos favoráveis dos edis claro. 

E mais uma vez gostaria de deixar aqui o meu repudio as péssimas condições desses ônibus que hoje nós levam e trazem de Sobral. Já obtive informações que tem universitário que está adoecendo da coluna por conta daquelas cadeiras mau acolchoadas , duras e sem conforto. E isto não pode acontecer, falta sensibilidade, pois são mais de duas horas de viajem em um ônibus sem segurança e sem conforto algum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário